Trilhos e Caminhos – Serra da Freita – 23 Fev

Trilhos e Caminhos – Serra da Freita – 23 Fev

Descrição do Percurso de 23 de Fevereiro de 2013

Faz parte do Maciço de Gralheira, juntamente com a Serra da Arada (1057 m.) e do Arestal (830 m.), ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000 m. de altitude. Ao longo da sua vasta extensão, para além de muitos outros atractivos, pode deparar-se com a Fecha da Mizarela, a secular capela da Sra. da Lage, o fenómeno único das Pedras Parideiras, a Portela da Anta e algumas das aldeias mais características da região, como a Castanheira, Cabreiros e Cando.

A Freita alberga no seu seio, espécies faunísticas e florísticas raras, algumas mesmo em vias de extinção. O coberto vegetal predominantemente constituído pela urze e pela carqueja, e nas zonas de encosta, por pinheiros, carvalhos, medronheiros e azevinho, protege o lobo ibérico, o javali, a águia de asa redonda, o gato-bravo, entre outros.

Para além do rio Caima, nascem nela múltiplos ribeiros de águas cristalinas que, vencendo abismos e serpenteando montes, vão engrossar os caudais do Paiva e do Arda.

[texto retirado de: Câmara Municipal de Arouca]

 

Partida e Chegada: Partida às 8:30h (tolerância de 30 min), encontro no corte para as pedras broa, depois da represa de água. Chegada no cando

Âmbito: Formação fotográfica

Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha

Distância a Percorrer: +/- 5km

Duração do Percurso: Uma manhã

Nível de Dificuldade: Baixo

 

Link do percursohttp://goo.gl/Gt7w9

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registo de Associado

Vídeos MFA

Loading...

Tweets Recentes

Share This