Trilhos e Caminhos – Serra da Freita – 23 Fev
Descrição do Percurso de 23 de Fevereiro de 2013
Faz parte do Maciço de Gralheira, juntamente com a Serra da Arada (1057 m.) e do Arestal (830 m.), ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000 m. de altitude. Ao longo da sua vasta extensão, para além de muitos outros atractivos, pode deparar-se com a Fecha da Mizarela, a secular capela da Sra. da Lage, o fenómeno único das Pedras Parideiras, a Portela da Anta e algumas das aldeias mais características da região, como a Castanheira, Cabreiros e Cando.
A Freita alberga no seu seio, espécies faunísticas e florísticas raras, algumas mesmo em vias de extinção. O coberto vegetal predominantemente constituído pela urze e pela carqueja, e nas zonas de encosta, por pinheiros, carvalhos, medronheiros e azevinho, protege o lobo ibérico, o javali, a águia de asa redonda, o gato-bravo, entre outros.
Para além do rio Caima, nascem nela múltiplos ribeiros de águas cristalinas que, vencendo abismos e serpenteando montes, vão engrossar os caudais do Paiva e do Arda.
[texto retirado de: Câmara Municipal de Arouca]
Partida e Chegada: Partida às 8:30h (tolerância de 30 min), encontro no corte para as pedras broa, depois da represa de água. Chegada no cando
Âmbito: Formação fotográfica
Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha
Distância a Percorrer: +/- 5km
Duração do Percurso: Uma manhã
Nível de Dificuldade: Baixo
Link do percurso: http://goo.gl/Gt7w9