Como fotografar um céu estrelado

Como fotografar um céu estrelado

Material necessário

Para uma sessão fotográfica de um belo céu estrelado necessitará de ter o seguinte material:

  • Câmara de fotografar reflex, ou outro tipo de câmera de qualidade.
  • Tripé
  • Disparador Remoto
  • Bateria totalmente recaregada

11 passos para fotografar um céu estrelado

1 – Desative a focagem automática da sua objetiva e utilize o foco manual, geralmente focado ao infinito.

2 – Escolha uma sensibilidade de ISO adequada. Isso dependerá da câmera que tenha pois algumas a partir de um certo nível de ISO começam a conter algum ruído. É importante que consiga um nível de ISO que não comprometa a sua fotografia criando grande quantidade de ruído.

3 – Em termos de abertura, aberturas maiores fazem com que se necessite de menos tempo de exposição, ou se possa baixar o ISO.

4 – Ajuste a o tempo que o obturador se mantém aberto a um valor entre os 10 e os 30 segundos. Terá que experimentar um pouco até encontrar a velocidade que ofereça o melhor resultado.

5 – Se a sua câmera ou objetiva contem estabilizador de imagem desative-o.

6 – Selecione o modo de disparador remoto, se tiver. Se não dispõe de disparador remoto poderá usar o modo de disparo atrasado (2 segundo). Desta forma evitará a possível vibração ao fotografar.

7 – Selecione o formato RAW ou pelo menos RAW + JPG. O formato RAW oferece uma infinidade de possibilidades na hora de processar a imagem.

8 – Coloque a sua câmera em cima de um bom e robusto tripé.

9 – Cuide da composição, aplique a regra dos terços e logo após o enquadramento estude a paisagem que quererá que apareça, caso não queira fotografar apenas o céu. Não tem necessariamente de usar esta regra para a sua foto ficar de qualidade, sendo apenas uma sugestão.

10 – Tenha cuidado com as nuvens. Se vê que estão a estragar a fotografia tente procurar outra parte do céu. Tenha também atenção a luzes provenientes das cidades e lâmpadas de rua.

11 – E por fim, o primeiro disparo. Este disparo deve servir como uma prova assim como o segundo e terceiro disparos.

Estes são os 11 passos essenciais para quem deseja fotografar o céu de forma profissional. Experimente por em pratica estes conhecimentos de forma a conseguir bons registos do céu estrelado.

Artigo retirado do site: fotografar.pt

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registo de Associado

Vídeos MFA

Loading...

Tweets Recentes

Share This